terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ficha técnica para controlar e reduzir os custos de produção

É possível controlar e reduzir os custos da produção?


Custos são todos os gastos que ocorrem no processo produtivo e que tem como objetivo determinar os lucros, o controle das operações e a tomada de decisões. São classificados como:
Custos Variáveis (CV) São os custos onde os valores se alteram em função do volume produzido. - Matéria prima consumida - Horas extras de produção - Mão de obra direta Estes custos sempre apresentarão variação em função das quantidades produzidas.
Custos indiretos de fabricação (CIF) Esses custos necessitam de alguns cálculos para serem distribuídos aos diferentes produtos fabricados pela empresa, por serem de difícil mensuração são classificados como custos indiretos. *depreciação de equipamentos, *salários de supervisores de equipes, etc.
Custos fixos (CF) São os custos que não sofrem alteração de valor independente do volume de produção da empresa. Os exemplos abaixo mantem seus valores fixos independente se a empresa produziu 5000 ou 10000 peças em um determinado período. *aluguel, *iptu, *seguro, etc. Normalmente os custos fixos são alocados aos produtos por meio de cálculos( rateios), pois a maioria dos custos são indiretos.
     É importante reduzir custos para ser mais:. Ser mais competitivo, ser mais eficiente, se manter no mercado, aumentar a lucratividade e rentabilidade.
O primeiro passo é conhecer os custos!
A partir do momento que o produtor identifica todos os itens que compõem seu custo de produção ele visualiza quais são os valores mais representativos e pode estudar formas de reduzi-los. Todos os custos devem ser elencados e o ideal é manter um histórico para que seja possível fazer uma análise comparativa. E lembre-se, o controle de custos de produção sempre deve ser realizado, independentemente do tamanho da produção. O exercício de apuração dos custos não deve ocorrer somente no tabelamento de preços ou em períodos de acirrada concorrência. Deve acontecer de modo contínuo, permitindo tomadas de decisões eficazes. Obter informações precisas sobre os custos por unidade auxilia para a tomada de decisões de marketing como a determinação do preço de vendas do produto, enfrentar os concorrentes, ofertas de preços e análise da rentabilidade da empresa.

 Gostou desse assunto? Quer ter acesso as fichas técnicas pra usar em sua empresa? Entre em contato pelo whatsapp: 33 988150933 (Renata Gomes)

Nenhum comentário:

Editora do Blog

Minha foto
Governador Valadares, Minas Gerais, Brazil
Profissional de gestão em chão de fábrica, com conhecimento prático em modelagem, costura, criação.DNA de moda.